Netiqueta – As bases de um bom convívio em meio virtual




A boa educação é algo necessário na vida social das pessoas, e isso não difere enquanto estamos conectados à nossa vida virtual. A “Netiqueta” são regras de convívio, criadas e adaptadas especialmente para a vida online, e que devem ser respeitadas por ambas as partes, não importando se está sendo utilizada em correios virtuais (e-mails), ou em fóruns.

Algumas regras são muito simples, e outras, um pouco mais complicadas. A “dificuldade” de cumprir tais regras e torna-las um hábito depende do nível de costume de uma pessoa. Entretanto, todas devem ser aprendidas, para facilitar a compreensão e a vida virtual de uma pessoa.

As regras são:

1.      Evitar escrever textos em caixa alta (“tudo em letra maiúscula”)
2.      Evitar escrever em línguas estrangeiras, a menos que seja solicitado.
3.      Para melhor entendimento do remetente, divida o seu texto em blocos, em vez de manda-lo de forma “compactada”.
4.      Respeitar as regras básicas do fórum em que você participa.
5.      Procure antes de perguntar, e evite mandar mensagens repetitivas (spam).
6.      Seja educado, e respeite as regras dos administradores e moderadores. Caso não concorde, apenas se retire e procure outro fórum para participar.
7.      Evite escrever mensagens “ofensivas”, ou trazer à tona assuntos que possam provocar alguma espécie de briga dentro um fórum. Também evite mandar screamers, ou outra brincadeira de mau-gosto.                                  

8.      Não ignore mensagens recebidas, mesmo que não queira falar com a pessoa. Diga de forma educada que não quer conversar, ou então, fique no modo invisível se quiser permanecer online sem ser incomodado.

Comentários

  1. Achei bem interessante a nomenclatura "netiqueta". Já tinha ouvido muita coisa no sentido de ética e respeito na mídia,mas nunca tinha visto que havia um nome pra isso. Bem legal!

    ResponderExcluir
  2. Regras importantíssimas para um bom convívio na internet, principalmente nas redes sociais, pois muitas pessoas acham que este "território" é livre, é que nele se pode fazer o que bem entender...
    Importante trazer e divulgar a "netiqueta" para todos os usuários!

    ResponderExcluir
  3. Sim essas regras são importantíssimas e devem ser divulgadas para todos internautas pois não é apenas se conectar mas sim saber se conectar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

OBJETIVOS